3. FECHAMENTO DE PAREDES E LAJES


3. FECHAMENTO DE PAREDES E LAJE

Como não usa tijolos, a construção em Steel Frame segue uma lógica diferenciada em relação à alvenaria, chegando contudo, num resultado visual semelhante, porém muito superior em precisão e qualidade.

OSB – A placa de OSB (Oriented Strand Board) é um painel constituído de tiras prensadas de madeira reflorestada, o que aumenta sua resistência mecânica em relação a uma chapa de madeira comum. É usada como contraventamento da estrutura de aço.

As construções de Steel Frame oferecem grande resistência a terremotos, tempestades e tufões, e boa parte dessa resistência é garantida pelo OSB. (Mesmo que isso não faça diferença aqui no nosso país, é uma amostra do desempenho do sistema.)

Membrana – Toda a estrutura externa é “embalada” com uma membrana especial – a barreira de vapor.

Essa membrana funciona como nossa pele. Impede a entrada de umidade, mas permite a transpiração da edificação.

Assim, os problemas com mofo e infiltrações são coisas do passado.

A partir da membrana, existem diversos materiais e tecnologias que podemos empregar para o revestimento das paredes externas. Mas, como a placa cimentícia é o revestimento mais utilizado devido à sua semelhança com o reboco, foi a ilustração que utilizei.

Placa cimentícia – Essa placa é composta por uma massa de cimento reforçada com fibra de vidro, resultando em chapas com grande planicidade e estabilidade dimensional.

(Traduzindo: a parede vai ficar bem plana e vai sofrer menos deformação com a variação de temperatura.)

Base coat – As placas cimentícias recebem um acabamento especial chamado base coat. Esse acabamento nada mais é do que uma massa aplicada em toda a extensão da parede, responsável por sua impermeabilização e seu aspecto monolítico. (Significa que faz “sumir” as juntas e a parede fica toda por igual).

Revestimento – A partir do base coat, a parede é tratada de forma convencional. Pode receber pintura, textura ou qualquer outro tipo de revestimento, tal como pedras, porcelanato ou madeira.
E depois de acabada, a aparência é igual a de uma parede de alvenaria. Ninguém é capaz de identificar visualmente se a casa foi feita de uma forma ou de outra.

Há ainda a opção de deixar as placas cimentícias à vista, apenas resinadas, o que pode criar um efeito muito agradável dependendo do empreendimento.

Lã de vidro – Entre as faces da parede, utilizamos lã de vidro ou lã de PET como isolante, o que garante alto desempenho termoacústico.

No dia a dia dos moradores, “alto desempenho termoacústico” é um termo que resume três benefícios básicos:

1. A parede tem grande capacidade de manter a temperatura interna mais estável, ou seja, o ambiente fica mais fresco no verão e mais aconchegante no inverno.
2. Como resultado, há grande economia de energia com climatização.
3. Além disso, o isolante diminui a transmissão de sons, tanto do meio externo para o interior da edificação, quanto de um ambiente para outro.

A parede interna é muito semelhante à externa. Porém, é revestida de drywall (material utilizado na construção civil nos Estados Unidos há mais de 100 anos).

Para eliminar as emendas no encontro das placas de drywall, utilizamos uma fita microperfurada com massa niveladora, especialmente desenvolvida para esse fim, o que garante uma parede totalmente plana e sem fissuras a longo prazo. É o chamado tratamento de juntas.

Depois do tratamento de juntas, a parede pode receber pintura, textura ou qualquer outro tipo de revestimento, tal como pedras, porcelanato ou madeira.

À primeira vista, o aspecto da parede acabada não tem diferença da convencional. Mas para quem gosta de detalhes, é uma parede bem mais lisa e com uma precisão incrível no esquadro e no prumo.

PS.: Não confunda a parede de drywall do Steel Frame com as divisórias de drywall. Apenas as placas utilizadas como fechamento são as mesmas.

Entretanto, a parede do Sistema Light Steel Framing é muito mais robusta, pois utiliza perfis estruturais e é contraventada.

Portanto, é muito mais resistente e flexível em relação à fixação de objetos pesados nas paredes pelo simples fato de utilizarmos placas OSB também internamente.

::: LAJES :::

Para a construção das lajes, seguimos o mesmo princípio das paredes: uma estrutura metálica leve, revestida com placas de OSB, que recebe um contrapiso armado e o respectivo acabamento.

A lã de vidro na laje também cumpre papel extremamente importante, impedido que barulhos gerados no andar superior causem desconforto no andar inferior.

Novamente, depois de acabada, não há diferença na laje em relação ao sistema convencional. Tanto na aparência quanto na sensação (a laje não parece oca, como muitos podem pensar, pelo contrário, é bem firme e parece uma laje de concreto mesmo).