6. ISOLAMENTO TERMO-ACÚSTICO, GERENCIAMENTO DE RESíDUOS E RESISTENCIA A FOGO.


6. ISOLAMENTO TERMO-ACUSTICO, GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS E RESISTENCIA A FOGO.

ISOLAMENTO TERMICO
O conforto térmico é uma preocupação primordial do Steel Frame desde sua concepção, uma vez que o sistema se originou em países com elevada amplitude térmica.

Caso alguém tenha dúvida, amplitude térmica é a diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima ao longo de um ano, ou até mesmo ao longo de um dia.

Em algumas regiões, em um mesmo dia, a temperatura pode chegar a 50ºC no horário mais quente e baixar a -15ºC durante a noite!  :o)

Portanto, uma edificação ideal deve reduzir os efeitos que a variação de temperatura provoca no seu interior, sempre mantendo o ambiente próximo da zona de conforto.

Na prática, isso significa que a edificação será mais fresca no verão e mais aconchegante no inverno.

Para que isso seja possível, a construção em Steel Frame utiliza isolantes térmicos como as lãs (de vidro, rocha ou PET), o EPS, o XPS e o poliuretano, sendo os mais comuns as lãs e o poliuretano.

Os benefícios: ainda que a amplitude térmica não seja tão grande na sua região, o isolamento térmico confere maior conforto para o usuário e grande economia de energia com climatização ao longo da vida útil da edificação.

Como a temperatura é mantida mais estável, equipamentos de ar-condicionado, por exemplo, precisam trabalhar menos para compensar as perdas, resultando em economia de energia.

O conforto acústico é um item indispensável em uma construção de qualidade, entretanto passa despercebido na maioria dos projetos e especificações de uma construção residencial.

O principal fator que afeta o conforto acústico é a isolação sonora, isto é, a capacidade de um material (paredes, lajes e coberturas) atenuar a propagação das ondas sonoras.

A primeira maneira é a utilização de um material de alta densidade, uma vez que o peso dificulta a vibração e consequentemente a propagação do som.

Esse é o princípio utilizado na construção convencional: paredes mais espessas (e mais pesadas!) apresentam maior isolação sonora.

ISOLAMENTO ACUSTICO

As paredes de alvenaria convencional possuem desempenho de apenas 38db. Isso significa que não são apropriadas para quartos, cozinhas, banheiros ou áreas de lazer.

Já uma parede comum de Steel Frame, que utiliza apenas uma camada de 50mm de lã de vidro como isolante acústico, tem uma isolação de 45dB (valor aceito para qualquer tipo de parede segundo a norma 15575:2013).

Sem a lã de vidro, uma parede divisória de Steel Frame proporciona a mesma isolação que uma parede de alvenaria convencional (38db).

RESISTENCIA A FOGO
E sim, o Steel Frame é resistente a fogo!

A maioria dos componentes utilizados no sistema ou são resistentes a chamas, ou são autoextinguíveis, evitando a propagação do foco.

Para se ter uma ideia, o Corpo de Bombeiros exige que as paredes internas e externas de um edifício, assim como as lajes, tenham TRRF (Tempo Requerido de Resistência a Fogo) de 60 minutos.

As placas cimentícias, por exemplo, têm resistência a chama superior a 120 minutos, o dobro do tempo mínimo exigido pelo Corpo de Bombeiros.

As placas de drywall também são resistentes a chama. Uma parede interna, formada de duas placas de drywall standard de cada lado com lã de vidro no meio, tem TRRF de 60 minutos.

Dependendo do uso da edificação, a norma pode exigir um tempo de resistência a fogo de até 120 minutos. Nesse caso, é possível atingir esse TRRF utilizando placas de drywall RF (resistente a fogo).

Concluindo, o Steel Frame atende perfeitamente às normas ABNT e do Corpo de Bombeiros para a resistência a fogo, sendo ainda capaz de superá-las com facilidade